top of page
Foto do escritorEdutopiaBr

Educação Socioemocional: Porque ainda é tão negligenciada?


A educação socioemocional é uma parte importante do currículo escolar por vários motivos:

  1. Desenvolvimento de habilidades interpessoais: a educação socioemocional ajuda as crianças a desenvolver habilidades interpessoais, como empatia, resiliência e habilidades de comunicação eficazes. Isso as ajudará a construir relacionamentos saudáveis e eficazes com outras pessoas ao longo de suas vidas.

  2. Promoção de saúde mental: a educação socioemocional ajuda as crianças a aprender sobre saúde mental e emocional, incluindo como lidar com estresse, ansiedade e outras questões de saúde mental. Isso ajudará a construir resiliência e a prepará-las para lidar com desafios emocionais em suas vidas futuras.

  3. Prevenção de comportamentos negativos: a educação socioemocional pode ajudar a prevenir comportamentos negativos, como bullying, agressão e violência. Ao ensinar as crianças sobre respeito e habilidades interpessoais saudáveis, as escolas podem contribuir para um ambiente de aprendizagem mais seguro e positivo.

  4. Preparação para a vida adulta: a educação socioemocional fornece as habilidades e conhecimentos que as crianças precisam para ter relacionamentos saudáveis, gerenciar suas emoções e se comunicar de forma eficaz com outras pessoas. Isso as ajudará a se preparar para o sucesso em suas vidas adultas.

A educação socioemocional é fundamental para o desenvolvimento saudável e bem-sucedido das crianças e é uma parte importante do currículo escolar, porém, por diversos fatores ela ainda é muito negligenciada por parte das escolas, e ainda mais quando de trata de escolas públicas.


Os processos avaliativos realizados pelas entidades, que ao final irão dar uma "nota" àquela Escola, ou à Educação de um município consideram somente se os alunos aprenderam ou não o conteúdo determinado para aquele período.


Os gestores, pressionados por esses índices investem mais em ações imediatas, que visam melhorar, ou recuperar alunos nos conteúdos necessários para um bom desempenho nos testes. Esse tipo de ação raramente traz o resultado desejado no desempenho, e ainda desequilibra toda a escola na questão emocional.


Juan Casasus já provou, através de um abrangente estudo, que o "Clima Organizacional", ou seja, as relações, as pessoas, a harmonia, são mais importantes para um melhor aprendizado, do que necessariamente tentar fazer com que o aluno aprenda de qualquer forma.


A Educação Socioemocional é a afiadora do machado.






31 visualizações0 comentário
bottom of page